This is a platform for User Generated Content. G/O Media assumes no liability for content posted by Kinja users to this platform.

Scarlett Johansson Utiliza Vinagre No Rosto

12 Minutos Para a Primeira Urgência: Reanimar Um Coração

O tempo é um dos grandes desafios da medicina. Em Mentai, comunidade ribeirinha a 150k de Santarém (Pará) e isolada de cada serviço médico, a população não utiliza relógio, mas conhece super bem o choque do tempo pela saúde. Toda humanidade aprende logo a temer duas coisas: a demora no atendimento de emergência e a Matita.

Advertisement

Pela lenda local, após a meia-noite, o porco-do-mato vira Matita, uma figura misteriosa que não perdoa: mata de susto quem não deixa oferendas (mel e doces) na porta de residência. Pela vida real, são os ponteiros do relógio que não costumam perdoar a população. É o que conta Valter Ferreira Macedo, trinta e cinco anos, agente de saúde e figura mais próxima de um médico pras 305 famílias locais, que vivem da caça e da agricultura de subsistência. São em média 4 horas de espera pro socorro aparecer, vindo de Santarém pelo rio Arapiuns, em um barco chamado de “Ambulancha”. A demora é invariavelmente a mesma, seja para atender parto ou infarto.

  1. Que papéis as diferentes personalidades executam
  2. Anti histamínicos orais associados a descongestionantes sistêmicos
  3. CHUCHU - Sechium edule
  4. Tua indicação inesquecível é no
  5. Aprontar a pele pra uma hidratação corporal
  6. Púrpura trombocitopênica trombótica (PTT) idiopática

Um único minuto, não obstante, é apto de definir quem sobrevive ou não a uma parada cardíaca. “A gente improvisa. Caju é remédio bom para cada doença. Macaxeira sara bicho péssimo. Araçá acalma os nervos e fornece força”, ensina o agente de saúde. As preces para o coração aturar a espera pelo socorro médico assim como acompanham as doses dos remédios naturais. Leishmaniose: Sintomas, Tratamentos E Causas deixaram os postos de trabalho nos melhores hospitais do Brasil para atravessar dez dias em Mentai, os médicos e enfermeiros voluntários da ONG Expedicionários da Saúde nunca tinham ouvido comentar da lenda da Matita. Todavia sabiam que precisariam agir contra o tempo caso as urgências cruzassem a 23ª atividade do grupo, acompanhada pelo iG Saúde.

Advertisement

Desde 2003, os Expedicionários percorrem as zonas pela selva amazônica sem acesso descomplicado à medicina, atendendo quem não consegue encaminhar-se ao médico e só cuida da saúde em iniciativas como esta. A ONG leva um centro cirúrgico de última formação “dentro da mochila”, instalado provisoriamente num clarão entre a beira do rio e a mata. A bordo do barco “Abaré Saúde na Floresta”, os Expedicionários da Saúde ancoraram às 14h36 do dia 18 de agosto em Mentai, depois de 14 horas de viagem contadas a começar por Santarém (o único acesso possível).

Durante o trajeto a embarcação foi transformada em 5 consultórios de clínica geral, ginecologia, odontologia, oftalmologia e pediatria pra conceder suporte ao hospital provisório. Resfriado: Dez Medicamentos Caseiros Para Cuidar O Resfriado Em Um Instante de terra firme, os voluntários não encontraram a Matita, entretanto os ponteiros do relógio agora impuseram desafios. “Ela não Medicamentos Caseiros Descomplicado E Eficazes Contra A Preocupação . O coração não Chá De Nó De Cachorro, Um Estimulante Natural . Almoçou e caiu durinha.

Advertisement

Acho que a asma atacou. ”, pedia aos médicos e enfermeiros forasteiros que se aproximavam. A primeira paciente da Função Mentai mobilizou os trinta e dois expedicionários, alguns deles marinheiros de primeira viagem. Aos poucos, os movimentos regressavam ao massa magra cardíaco de Izaneide, graças à sincronia das mãos dos profissionais que faziam massagens reanimadoras na dona-de-residência, responsável pelo plantar e colher tudo que a família de 25 pessoas come. Izaneide foi entubada e ficou sedada, em estado sério, em um dos consultórios dentro do barco. Do lado de fora, dois dos doze filhos aguardavam notícias, preparados pro pior. “Nunca vi ninguém sobreviver a um coração parado”, lamentava o caçula, de 16 anos.

Aos familiares resignados, todavia, sopros de expectativa foram trazidos pelo clínico geral Rafael Ceregatti e pelos anestesistas Filipe Takatohi e Roberta Cartafina - 3 principiantes nos Expedicionários. “A respiração ainda está fraca, há risco de morrer, contudo estamos fazendo tudo o que podemos”, dizia Caregatti. “Vamos deixá-la pronta pra ser levada à Santarém com segurança”, emendava Roberta. No tempo em que o destino de Izaneide era traçado, outros moradores de Mentai e das oito comunidades vizinhas que seriam contemplados pela expedição bem como aguardavam atendimento. O relógio - novamente ele - não podia comprometer as cirurgias previstas pra aquela 23ª missão.

Share This Story

Get our newsletter